Como organizar sua vida e sua rotina com propósito? Aqui eu vou te apresentar o passo a passo de como definir suas metas e colocá-las em prática de forma eficiente, então papel e caneta em mãos e vem comigo!
Temos ainda alguns meses até o ano acabar, o que é tempo suficiente pra mudar muita coisa no nosso corpo e na nossa mente! É preciso entender que toda mudança exige um processo, que inclui disciplina e dedicação. Qualquer mudança externa que você quiser fazer precisa começar primeiro na sua mente. Por isso vamos ao passo a passo:
1. Estabeleça metas
Elas precisam ser realistas com o tempo que você tem, não adianta fugir da realidade aqui ok? Porém sem elas é como se você velejasse sem rumo, por isso reflita quais são suas prioridades e quem você quer ser. Quais atitudes você precisa tomar pra sentir orgulho de você mesma? O que você admira em outras pessoas que gostaria de trazer pra sua realidade? Como você quer se ver daqui a um ano? Comece pequeno, mas não tão pequeno que você não sinta um desafio e nem tão complexo que você desanime no processo. Lembre-se: essa motivação vai diminuir em algum momento, e você vai precisar ter força de vontade e disciplina pra continuar no caminho certo até alcançar seus objetivos.
2. Separe suas metas por áreas da sua vida
Seu objetivo é profissional, familiar, emagrecimento, focar na academia, estudos, se tornar mais atraente…? Todos nós temos grandes áreas na nossa vida que concentram em si diferentes propósitos. Seu plano em cada uma dessas áreas exige um comportamento diferente, um planejamento distinto, por isso separe e defina suas metas baseadas em cada tópico específico, definindo o ponto principal, o mestre, a tarefa ouro, o mais importante de ser alcançado em cada uma das distintas áreas da sua vida, dessa forma você consegue organizar a sua vida em cada área.
Aqui vão alguns exemplos de grandes áreas pra você se basear:
- Financeiro
- Relacionamentos
- Carreira
- Saúde mental e física
- Estético
3. Destrinche essas grandes metas em tarefas mensais, semanais e diárias
Tudo bem, você quer perder 10kg nos próximos meses, ou quer juntar uma quantidade de dinheiro até o final desse ano. Independente de qual for a meta, reflita: o que você precisa fazer todos os dias pra que isso aconteça? A cada semana, a cada mês? Olhar algo a longo prazo sem um planejamento prático de execução faz com ele permaneça sempre assim: no longo prazo, e sempre distante de você. É preciso analisar e ver o que é possível de ser feito a cada mês para alcançar a meta final e dentro disso estabelecer quais vão ser suas tarefas semanais e diárias, dessa forma é possível organizar sua vida e sua rotina com propósito, executando tarefas que realmente fazem sentido com o que você quer para o seu futuro.
Com isso em mente vamos para o próximo passo (e um dos mais importantes):
4. Defina uma rotina ideal com base em seus objetivos
Aqui eu digo ideal por que os acontecimentos do dia a dia muitas vezes fogem do nosso controle, nem sempre você vai conseguir seguir a risca tudo o que se propôs, e você não deve ficar se culpando por isso (nem usar isso de desculpa pra não fazer o que for possível). A sua rotina deve te servir – e não você servir a ela – como um direcionamento. Ela deve conter tarefas que se relacionem com o que você quer pro seu futuro, pra você conseguir se organizar de forma eficiente, porém deve também ser adaptável a dança da vida, aos compromissos repentinos que surgem. O importante aqui é saber o que precisa ser feito, e dentro das suas possibilidades, realmente fazer isso.
5. Saia do planejamento e vá para a execução
Muitas pessoas são tão viciadas em planejar cada mínimo detalhe de suas vidas que o mais importante disso tudo acaba ficando sempre pra depois: a realização. O seu planejamento deve acontecer, ele é sua bússola, mas ele deve também ser sucinto e prático para que você passe rapidamente para o que realmente vai gerar resultados reais na sua vida: a execução. Não adianta você passar dias procurando o melhor planner, o melhor aplicativo de organização, a melhor metodologia, se você demora e gasta tanta energia nisso que acaba nunca partindo pra prática. Planejar pode te dar um sensação de já estar fazendo, mas o prazer deve vim do processo sendo realizado na prática, então muito cuidado com isso.
Agora que você já tem toda a parte de planejamento em mãos, vamos começar a colocar tudo isso em prática e organizar sua vida e sua rotina?
Pra se aprofundar ainda mais nesse assunto, aqui estão indicações de livros que vão te ajudar a se tornar sua melhor versão!
Respostas de 5